6 Casas de Fado para Noites Inesquecíveis em Lisboa
Deixe o seu paladar e a sua audição serem conduzidos numa simbiose profundamente portuguesa enquanto vive a histórica noite de Lisboa nestas seis fabulosas casas de fado.
Adega Machado, Bairro Alto
Aberta em 1937, a icónica Adega Machado passou em 2012 por uma renovação que simbolizou uma reinvenção do legado da casa. É neste ponto da capital que pode ouvir as vozes incontornáveis de artistas como Marco Rodrigues ou Pedro Moutinho.
A fachada da Adega Machado é da autoria de Thomaz de Mello, e é um trabalho que merece ser apreciado ao detalhe antes de se deixar levar ao interior deste oásis do fado.
Café Luso, Bairro Alto
Curiosamente, o Café Luso, também situado no Bairro Alto, é mais uma das casas de fado dos proprietários da Adega Machado. O Café Luso conta já com quase um século de história, tendo sido inaugurado em 1927, nas adegas do Palácio Brito Freire.
O cardápio de sabores tipicamente portugueses é impressionante. Fadistas de destaque como Elsa Laboreiro, Yola Dinis ou Filipe Acácio são vozes regulares no Café Luso.
Clube de Fado, Santa Maria Maior
Localizado muito perto da Sé de Lisboa, o antigo armazém de azeite que é agora o Clube de Fado serve as mais bem confecionadas iguarias portuguesas, como o bacalhau e o polvo à lagareiro.
O alinhamento de artistas de elite no Clube de Fado é nada menos do que surpreendente, e inclui nomes como Cuca Roseta, Maria Ana Bobone e Rodrigo Costa Félix, entre muitos outros.
Mesa de Frades, São Vicente
O típico ambiente de Alfama, a bela arte dos azulejos, gastronomia nacional de excelência, e claro, vozes de inspirar um amplo leque de emoções. Tudo isto é garantido na Mesa de Frades.
Os fadistas Rodrigo Rebelo de Andrade, José Manuel Barreto e Ana Sofia Varela, só para citar alguns, encontram na Mesa de Frades a sua casa de eleição.
O Faia, Bairro Alto
Voltemos ao Bairro Alto. O Faia é uma das mais ricas e marcantes casas de fado da capital portuguesa. Foi fundado pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial por Lucília do Carmo, histórica fadista e mãe de Carlos do Carmo.
Artistas que, entretanto, alcançaram renome internacional passaram pelo O Faia. Contam-se entre eles Camané e Alfredo Marceneiro. Hoje em dia, o plantel alinha estrelas como Lenita Gentil, Anita Guerreiro e Ricardo Ribeiro.
Parreirinha de Alfama, Alfama
A alma da Parreirinha de Alfama é, no fundo, um reflexo genuíno da alma da proprietária, Argentina Santos. Desde os anos 50 que a artista traquejada do fado castiço encanta os visitantes da casa. Argentina Santos chegou mesmo a ser uma das cozinheiras.
Por falar nos pratos, na Parreirinha de Alfama pode desfrutar de ricos sabores de carne, peixe e marisco, enquanto aprecia os cantos de Maria Adélia Proença ou Maria de Fátima.
Desde os nomes mais conceituados aos jovens que garantem que o futuro do fado está em boas mãos, nestas seis casas de fado lisboetas o talento é a palavra de ordem.